19 Atividades sensoriais para crianças

Materiais com atributos sensoriais interessantes (pense: pegajoso, frio, esburacado, perfumado ou áspero) podem ajudar as crianças a fazer observações sobre o mundo, entretendo-as durante mais tempo do que os brinquedos ou artesanato tradicionais.

Continue lendo para uma coleção de atividades sensoriais divertidas para enfrentar com sua família durante sua próxima tarde livre.

1. Lodo Caseiro

 

Slime - Atividades sensoriais
Use esta receita básica de lodo para misturar alguns lotes e deixe as crianças personalizarem com cores e brilhos à vontade.O Slime fornece um ótimo meio para investigar a mistura de cores.Comece com um conjunto de cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e desafie as crianças a misturar novos tons.

O lodo também produz um estímulo auditivo; é super palpável quando amassado, o que a maioria das crianças gosta de ouvir.

2. Pintura De Leite

 

Pintura De Leite - Atividades sensoriais
Se você tem um ou dois cientistas em casa, considere realizar esse pequeno experimento na cozinha. Você pode criar sua própria “pintura viva” usando apenas leite e corante alimentar.Os pequenos vão adorar ver as cores girarem e se misturarem como mágica diante de seus olhos. Para artesãos mais cuidadosos, tente pressionar uma folha de papel em branco no leite pintado para capturar o desenho.

Dica profissional: o leite com mais gordura é a melhor base para o movimento de turbilhão e cor máximo.

3. Congelado Pom Pom Bin

 

Pompons congelados - Atividades sensoriais
Mergulhe uma pilha de pompons em uma lixeira de plástico e congele durante a noite. Quebre a lixeira e coloque-a em cima de uma toalha para brincadeiras exploratórias.À medida que o gelo derrete, mais pompons são soltos para uma diversão molhada e macia que permanece dinâmica e interessante. Não esqueça a toalha; as coisas ficam molhadas e sujas rapidamente com essa atividade.

Dica profissional: dê às crianças pincéis, colheres de pau ou pás de areia de plástico para manipular a lama e os pompons sem congelar os dedos.

4. Tinturas comestíveis perfumadas

 

Pinturas com dedos - Atividades sensoriais
Usando apenas algumas compras básicas, você pode criar tintas coloridas totalmente comestíveis. Certifique-se de cobrir toda a superfície em preparação para esta atividade, pois ela pode ficar bastante confusa.Crianças, desde crianças pequenas, podem mergulhar as mãos na tinta pegajosa e aplicar em papel resistente.Essas cores são vibrantes, mas não secam como a pintura tradicional; portanto, é melhor fotografar as obras de arte do seu filho para valorizá-las para sempre.

5. Espuma de sabão do arco-íris

 

Espuma de sabão - Atividades sensoriais
Para uma experiência de jogo colorida e perfumada, misture pó de gelatina com sabor, água morna e detergente. Gire a mistura pelo liquidificador para obter uma textura espumosa e borbulhante.Misture algumas cores diferentes e adicione-as a uma lixeira de plástico. Fique de olho nos pequenos durante o recreio, no entanto, os cheiros doces dessas espumas com sabor são tentadores, mas não são seguros para serem ingeridos.

6. Bola de Stress DIY

 

Bola anti-stress - Atividades sensoriais
O amido de milho faz o enchimento perfeito e mole para uma bola de estresse caseira. Infle um balão parcialmente e funil cuidadosamente no pó.As crianças podem ajudar a decorar (o marcador permanente é perfeito) e terminar a bola de estresse. O processo de preenchimento aqui pode ficar um pouco complicado e é melhor deixar para os adultos.Envie um para a escola se você tiver um aluno ansioso. Esse pouco de sensação tátil pode ser realmente reconfortante durante um teste complicado.

7. Escavação de Dinossauros

 

Escavação de Dinossauros
Essa atividade não poderia ser mais fácil de configurar: basta congelar um dinossauro plástico em uma tigela cheia de água durante a noite.Depois de congelado, deslize o pedaço de gelo para dentro de uma panela de lábios (para reduzir a bagunça) e depois desafie as crianças a escavar o dino com sal de mesa e utensílios de cozinha.Os pequenos aprendem lições científicas iniciais, observando como o sal ajuda a derreter o gelo, e sua atenção não diminui até que o dinossauro se solte.

8. Rainbow Pasta

 

Rainbow Pasta
Seus filhos certamente criaram joias originais usando-o (colar de macarrão, alguém?), Então por que não incorporá-lo também nas brincadeiras?Ferva uma enorme quantidade de macarrão longo (fettuccine ou espaguete funcionam bem), enxágüe com água fria e tinja com cor de gelatina. Jogue o macarrão em uma lixeira e deixe as crianças ficarem bagunçadas e rodopiando entre os dedos. Pratique a organização do macarrão em ordem de arco-íris, usando sete tons diferentes.

9. Alphabet Car Wash

 

Alphabet Car Wash
Encha uma grande banheira de plástico com espuma de barbear e despeje em carros de brinquedo e letras de plástico. Quanto mais variedade de forma, tamanho e cor dos seus objetos, melhor.Arme as crianças com um borrifador de água e desafie-as a encontrar certos itens. (“Encontre duas coisas vermelhas” ou “Encontre a letra que emite o ’emm’.”) Em seguida, limpe-as.Ou melhor ainda, junte as crianças e incentive-as a se testarem. Eles vão adorar correr contra o relógio para localizar os itens mais ocultos.

10. Acalme-se garrafa

 

Acalme-se garrafa
Pegue uma garrafa de plástico limpa e faça você mesmo um brinquedo sensorial relaxante e relaxante para crianças. Remova todos os rótulos da garrafa e encha com cola brilhante, água, sabonete e ainda mais glitter.As crianças podem personalizar seus próprios frascos de relaxamento com miçangas brilhantes, lantejoulas ou corante alimentar. Em uma pitada, o gel de cabelo transparente funciona no lugar do sabonete.

Quanto mais sabão ou gel de cabelo, mais lento o conteúdo da mamadeira se move, então experimente várias receitas para encontrar as melhores combinações para o seu filho.

11. Varas de textura

 

Varas de textura
As varas artesanais de balsa Jumbo são a base perfeita para identificar diferentes texturas. Cola quente sortia objetos nas pontas dos palitos (pense: plumas, velcro, pompons ou massa boba) e depois desafie as crianças a descrever o que sentem.Quando os pequenos se acostumarem com os gravetos, incentive-os a criar os seus. Para um jogo divertido, jogue todos os palitos em um saco de papel e as crianças poderão alcançar e adivinhar quais eles tocam.

12. Arroz de arco-íris

 

Arroz de arco-íris
Envolva as crianças na configuração desta atividade; é simples e divertido observar as transformações coloridas. Separe os lotes de arroz cru em sacos de congelação e, em seguida, jogue algumas gotas de corante em gel.Misture bem a corante alimentar com os grãos de arroz e asse para fixar o corante. Despeje o arroz colorido em uma banheira de plástico e as crianças podem criar ilustrações, construir torres ou misturar e depois separar os grãos.

13. Areia Cinética

Areia Cinética
Traga a alegria de experimentar uma textura totalmente nova para os seus pequenos com areia cinética. Um pouco mais lisa, firme e divertida, a areia cinética pode ser 100% caseira e esculpida em várias formas.Combine areia de grão fino (disponível na maioria das lojas de artesanato) com amido de milho, água e sabão para obter um material maleável e esculpido. Brinquedos regulares de areia são um excelente acompanhamento para fazer e explorar com areia cinética.

14. Pesca magnética do alfabeto

 

Alfabeto De Pesca
Incentive o aprendizado de letras e números através da gamificação com esta atividade inteligente. Mais uma vez, uma lixeira de plástico mantém tudo junto para essa experiência de aprendizado; portanto, encha uma com algumas polegadas de água, jogue letras magnéticas e incentive as crianças a pescar sons, cores ou valores específicos com uma varinha magnética de mão. Para os pequenos que começam a ler, incentive-os a soletrar palavras simples com as letras “pescadas” da lixeira.

15. DIY Oobleck

 

Oobleck
Pouco mais captura a imaginação das crianças como uma substância pegajosa, estranha e de cores vivas. Em algum lugar entre lodo, massa de vidraceiro e xarope, o obleck muda sua viscosidade com a quantidade de pressão aplicada a ele.
Isso significa que as crianças podem jogá-lo em uma bola e soltá-lo em uma poça.Também é simples de fazer: basta combinar água, amido de milho e corante alimentar. Oobleck é super divertido de peneirar recipientes de frutas vazios, girar com outras cores e transformar em esculturas simples.

16. Garrafa sensorial do tear do arco-íris

 

Garrafa de tear de arco-íris
Invadir a lixeira para esta embarcação rápida. Você precisará de uma garrafa de água limpa e vazia com o rótulo completamente removido.Encha a garrafa com água e elásticos coloridos (ou contas, botões ou qualquer outra bugiganga) e use uma pistola de cola quente para fixar permanentemente a tampa.

Crianças, desde crianças pequenas, podem se divertir torcendo e transformando este DIY fascinante e hipnotizante.

17. DIY Sensory Cube

Cubo Sensorial
Recicle caixas de presente usadas, contêineres de papelão ou caixas de sapatos velhos nesta ferramenta de ensino fácil.Cubra cada lado com um tecido ou textura diferente e adicione ao baú de brinquedos para brincar. Ao trabalhar com crianças com mais de 2 anos, envolva-as na criação deste brinquedo fácil de fazer você mesmo.

18. Neve Falsa

 

Neve Falsa
As crianças podem participar de todas as etapas deste projeto de neve coberta, desde a fabricação até a brincadeira, até a limpeza.Misture à mão o bicarbonato de sódio e o creme de barbear em uma tigela grande e adicione glitter até atingir o nível desejado de brilho.Forme bolas de neve, iglus ou mini-bonecos de neve com sua neve falsa e depois lave tudo quando o tempo acabar. Essa atividade fácil traz toda a diversão de um dia de neve em ambientes fechados e não requer empacotamento.

19. Placa Sensorial Caseira

 

Sensory Board
Use um pedaço de papelão, madeira compensada ou até uma placa de espuma, como base para uma placa sensorial que você mesmo pode fazer.Anexe coisas que rolam, coisas que você pode empurrar, coisas confusas e coisas saltitantes. Desafie as crianças a encontrar itens domésticos diferentes para prender no tabuleiro e, em seguida, adicione o tabuleiro completo à sala de jogos para obter entretenimento fácil.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *